PROBLEMAS CAUSADOS PELOS LIXÕES

Problemas causados pelos lixões

Os problemas causados pelos lixões são muitos e variam desde a contaminação do meio ambiente até danos à saúde da população que vive nesses locais.

Os lixões são locais onde o lixo é descarregado diretamente no solo. Essa forma de descarte de resíduos é inadequada, uma vez que não há nenhuma proteção ao meio ambiente e não existe garantia de que eles não causem danos à saúde das pessoas. Além disso, esses depósitos irregulares de lixo acabam por ser utilizados como uma forma de obter renda pela população carente, o que a expõe a diversos riscos. Os lixões, portanto, causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais.

→ Impactos do lixão no meio ambiente e na saúde pública

O lixão, como foi dito, caracteriza-se pela simples deposição do lixo em uma área aberta. Ao ser depositado dessa forma, ele não é analisado previamente, o que torna impossível saber quais os resíduos lançados no meio ambiente e o grau de poluição e contaminação que eles podem provocar. Além disso, o lixo pode atrair animais que são vetores de doenças.

Diante desse quadro, podemos destacar como principais problemas ambientais e de saúde pública causados pelos lixões:

  • Aumento do número de incêndios causados pelos gases que foram gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.

→ Problema social

O lixão também constitui um problema social, uma vez que essa área pode ser frequentemente procurada para a catação e venda de materiais para a reciclagem pela população pobre como o único meio de conseguir dinheiro.

Ao manipular o lixo, essas pessoas não utilizam itens de segurança e, por isso, estão expostas a vários acidentes, como cortes com vidros quebrados e lascas de madeira, e à contaminação por agentes encontrados nos lixos, como líquidos que vazam de pilhas, solventes, herbicidas e metais pesados. Além disso, elas podem estar sujeitas a agentes patogênicos, ou seja, causadores de doenças, como vírus e bactérias. Muitas pessoas podem ainda se alimentar dos restos de comida presentes no lixo, o que pode provocar-lhes intoxicações alimentares.

Além desses problemas de saúde causados pelo trabalho realizado no lixão, devemos lembrar que os catadores estão sujeitos a fatores psicológicos, pois a grande maioria que ganha a vida nos lixões é excluída pela sociedade e, muitas vezes, é humilhada por causa de sua ocupação. Isso constitui, portanto, para muitos catadores, uma vida de sofrimento psicológico.

O lixão é responsável por problemas ambientais e sociais

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/biologia/problemas-causados-pelos-lixoes.html

Poluição do solo

  • Contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo)

A poluição do solo é um problema ambiental que reflete algumas formas incorretas de como a sociedade lida com o seu espaço natural e geográfico.

O solo é um recurso natural, pois é um elemento disponível na natureza e do qual extraímos elementos e realizamos atividades para fins econômicos e sociais. É através do cultivo do solo que praticamos atividades como a agricultura e a pecuária, além de ser nele que se encontram as bases para a sustentação de outros recursos, tais como as florestas.

Desse modo, um dos problemas ambientais mais graves é a poluição do solo, haja vista que, embora ele seja considerado um recurso renovável em razão de sua capacidade de repor os seus nutrientes ao longo do tempo, o solo poderá esgotar-se caso não seja preservado. Por esse motivo, é preciso entender os principais fatores responsáveis pela sua poluição e os efeitos desse processo.

Uma das principais causas da poluição do solo é a produção excessiva de lixo, que ora é descartado de maneira indevida, ora se acumula nos lixões e aterros sanitários. Alguns materiais levam centenas de anos para decompor-se, a exemplo do plástico, o que faz com que o ambiente terrestre mantenha-se poluído por muito tempo. No caso dos aterros, há também o acúmulo do material orgânico líquido resultante da decomposição do lixo, o chorume, que se infiltra e pode até mesmo alcançar lençóis freáticos e reservas de água.

Outra das mais conhecidas formas de poluir o solo é a deposição indiscriminada de resíduos químicos industriais, que se acumulam em superfície, infiltram e tornam o espaço improdutivo, além de aumentarem os casos de doenças entre as pessoas que habitam as regiões próximas.

Citam-se, além dos exemplos acima, os problemas gerados pela utilização de agrotóxicos na agricultura. É claro que empregar os defensivos agrícolas, pesticidas e outros produtos químicos é importante para melhorar a produção, conter a invasão de pragas e diminuir casos de improdutividade das colheitas. No entanto, o uso sem controle desses materiais pode causar prejuízos ambientais graves, afetando até mesmo as colheitas posteriores, haja vista que o solo pode tornar-se improdutivo. O escoamento desses produtos pela água das chuvas ou da irrigação pode também afetar a bacia hidrográfica e, consequentemente, os rios e lagos mais próximos.


O exagero no uso de agrotóxicos pode causar sérios problemas ambientais

Vale lembrar que determinadas composições que afetam os solos são transmitidas para aquilo que nele é cultivado, afetando vegetais, animais e até mesmo o ser humano, de forma a trazer problemas a toda a cadeia ecológica.

Por todos esses motivos, para combater a poluição dos solos, é preciso adotar métodos de diminuição da produção de lixo, a exemplo da política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), evitando também o despejo inadequado de materiais e produtos danosos ao meio ambiente. Além disso, no meio agrícola, é preciso sempre que possível empregar técnicas de cultivo que não causem prejuízos aos solos, tais como o uso de adubos orgânicos e outras técnicas alternativas de produção.

 

O despejo inadequado de lixo é uma das principais causas da poluição dos solos

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/geografia/poluicao-do-solo.html

 

Poluição das águas

  • Contaminação das águas subterrâneas com a penetração no solo do chorume produzido pela decomposição do lixo;
  • Mau cheiro por causa da decomposição do lixo;
  • Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas. Além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue;

 O planeta Terra é constituído em grande parte por água, no entanto, 97% são salgadas e não adequadas ao consumo humano, irrigação e animais, dessa forma restam somente 3% de água doce, mas desse percentual somente cerca de 0,8% estão disponíveis, entretanto uma parte desse percentual encontra-se poluída e uma grande parcela está nos pólos congeladas.

Diante dessas estimativas verifica-se claramente que a quantidade de água doce destinada ao consumo é bastante restrita e que requer uma preocupação em âmbito global quanto à escassez de água e o uso comedido desse importante recurso.

Até pouco tempo acreditava-se que a água era um recurso infinito, mas já é sabido que essa informação é errônea e é uma das grandes preocupações desse século, uma vez que muitos países já enfrentam dificuldades para obter água.

O elevado número de habitantes presente no planeta, grandes índices de urbanização associados ao intenso consumo das sociedades, atividades produtivas e falta de medidas ambientais que possam poupar um elemento natural indispensável à vida são alguns dos fatores ou agentes que afirmam a possibilidade de faltar água em médio prazo no mundo.

Diante dessas perspectivas, a poluição ocupa um lugar de destaque, a contaminação da água contribui para a diminuição do recurso, além de disseminar doenças, pois anualmente morrem milhões de pessoas decorrentes da contaminação hídrica.

A poluição das águas é proveniente de várias origens, dentre muitas as principais são:

  • Poluição industrial: a maioria das indústrias não faz o tratamento de seus dejetos, assim são conduzidos à natureza sem maiores cuidados, quase sempre são escoados para rios e lagos, como são produtos químicos deixam um rasto de destruição ambiental em plantas e animais.
  • Insumos agrícolas: na atividade agrícola são usados diversos agrotóxicos e fertilizantes, porém, além de matar pragas e adubar o solo, esses elementos químicos favorecem a contaminação dos mananciais. Quando a aplicação de ambos é realizada esses permanecem nas plantas e no solo, com a chuva uma parcela das substâncias escoa em forma de enxurrada até atingir o curso de um rio ou córrego, uma parte é absorvida pelo solo e chega ao lençol freático. Posteriormente, essa água vai abastecer propriedades rurais e cidades, contamina simultaneamente pessoas que vivem em área urbana, rural, além dos animais domésticos e silvestres que ingerem essa água levando-os, em vários casos, à morte.
  • Esgoto doméstico: esse tipo de poluição das águas acontece, muitas vezes, pela omissão do Estado que não disponibiliza tratamento de esgoto à sua população, com isso todos os dejetos de origem humana são despejados diariamente em rios e lagos. Ao receber tamanha quantidade de esgoto o manancial fica sem vida e concentra diversas doenças.


Aproveite para conferir a nossa vídeo aula sobre o assunto:

Dejetos lançados em rio

Por: Eduardo de Freitas

Fonte: /alunosonline.uol.com.br/geografia/poluicao-das-aguas.htm

 

Poluição de rios

A poluição dos rios tem ameaçado a qualidade da nossa água, com isso ficamos sujeitos a diversas doenças.

Os rios são muito importantes, pois geram água útil ao nosso consumo: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc. A água potável proveniente de rios vem sendo ameaçada pela poluição, saiba agora como e por que isso vem ocorrendo:

- Os esgotos domésticos e industriais chegam aos rios sem tratamento algum, a ausência de um tratamento prévio e o despejo indevido só piora o quadro;

- Os materiais orgânicos sintéticos, como plásticos, detergentes, solventes, tintas e inseticidas, são lançados diariamente nos rios;

- Os fertilizantes agrícolas utilizados por agricultores nas plantações são arrastados pelas águas das chuvas para dentro dos rios, o que ocasiona a poluição por agrotóxicos;

- O lançamento de compostos inorgânicos, como os metais pesados (Cu, Zn, Pb, Cd, Hg etc.), em rios é um problema sério, como exemplo temos a poluição por mercúrio, provocada por garimpeiros que buscam ouro.

 

Você tem conhecimento da água que está consumindo? A água potável, ou seja, própria para o consumo, tem que atender a determinados requisitos e dentre eles podemos citar: Não pode possuir cheiro algum (inodora), nem sabor (insípida) e nem cor (incolor).

A poluição causa alterações físicas na água, que podem ser notadas no cheiro, na cor e no sabor da água; por essas razões é indispensável que a água de rios passe por um tratamento prévio para posterior consumo. Veja os riscos para a saúde que o consumo de água poluída pode trazer:

A água poluída pode conter organismos patogênicos como as bactérias que ocasionam infecções intestinais, epidérmicas e endêmicas, além dos riscos de febre tifoide, cólera, leptospirose.

Rio Poluído

Por: Líria Alves

Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/quimica/poluicao-de-rios.html